Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
Schneider, Cynthia Leticia |
Orientador(a): |
Rossini, Miriam de Souza |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio do Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
|
Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2602
|
Resumo: |
Este estudo tem como objetivo refletir sobre as acelerações temporais em produtos midiáticos cinematográficos de longa-metragem realizados a partir dos anos 90. O método utilizado foi a análise fílmica, aplicado ao estudo de caso de um filme brasileiro, O Invasor, do diretor Beto Brant (2001). A análise das táticas da montagem articuladoras do tempo acelerado do filme foi realizada após a organização de quatro modalidades técnicas de velocidade, desenvolvidas a partir da teoria social de Paul Virilio, que aponta a função da tecnologia na sociedade da informação, em especial da “máquina de visão”, ou “máquina de velocidade absoluta”. Foram relacionados ainda conceitos de tempo, velocidade e sociedade; definições de ritmo, função e técnicas da montagem; e princípios tecnológicos do cinema ótico, do vídeo e das tecnologias audiovisuais digitais que facilitaram a aproximação convergente da produção nos diferentes suportes audiovisuais |