A filosofia como exercício de abertura ao não-idêntico: uma leitura a partir da dialética negativa de Theodor Adorno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Mass, Olmaro Paulo
Orientador(a): Valls, Álvaro Luiz Montenegro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5976
Resumo: A presente tese tem por finalidade desenvolver a filosofia como exercício de abertura ao não-idêntico a partir da Dialética Negativa de Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno. Além disso, visa compreender as principais contribuições e concepções filosóficas do seu pensamento, destacando a importância da autonomia alicerçada na interdisciplinaridade da teoria crítica. O pensamento de Adorno cobra que a filosofia assuma seu principal papel: o efetivo exercício crítico e uma rigorosa compreensão da realidade por meio do pensamento dialético que preserva em sua essência a negatividade. Esta pesquisa tem, ainda, por objetivo analisar criticamente como se gestou, no seio da sociedade, uma forma de vida banalizada nas diversas formas de violência e administrada sob uma racionalidade técnico-científica que, na concepção de Adorno, possui sua identidade conceitual e sua expressividade na sociedade contemporânea. Os processos de instrumentalização da razão e suas consequências foram desastrosos no decorrer dos séculos XX e XXI: o fim das utopias, a produção da vida danificada exposta ou posta à disposição de um poder que a rege, administra-a e torna-a mero produto de descarte nas estratégias de poder do controle das massas. A filosofia adorniana tem por objetivo dar voz ao pensamento crítico da dialética negativa e, assim, abrir-se ao não conceitual para realizar uma nova experiência filosófica de resistência ao conhecimento instrumentalizado. Assim, o pensamento crítico tem sua expressão na não identidade da negatividade enquanto instrumento para aproximar-se do não conceitual, potencialidade da dialética negativa.