A construção do radiovisual no YouTube

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Silva, Guilherme Brasil Medeiros
Orientador(a): Montaño La Cruz, Sonia Estela
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5524
Resumo: Esta dissertação, através de um processo cartográfico, pretende entender formas de apropriação de diversas emissoras de rádio que transmitem seus programas ao vivo pela plataforma de vídeos YouTube, a partir do recurso de transmissão ao vivo recentemente disponibilizado pelo site. Esse uso reiterado leva a pensar que a transmissão ao vivo suscita um gênero emergente usado por emissora de rádios que estamos chamando aqui de radiovisual. A partir da figura benjaminiana do flâneur, e seguindo a programação (por softwares) da plataforma, foi feito um mapa com diversas experiências que dão a ver particularidades desses usos como a reinvenção do tempo ao vivo, a enunciação de câmeras e olhares voyeurs e a constituição de um regime de visibilidade que dá outros sentidos ás imagens técnicas do estúdio de rádio. O radiovisual se mostra como parte de um processo de audiovisualização da cultura que é próprio da plataforma em questão e que inclui o usuário, o vídeo e a interface como elementos de um audiovisual que retoma as clássicas montagens do cinema e da TV e as sobrepõe às montagens próprias do meio web.