Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Silva, Caio Melo da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26272
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Resumo: |
Desde o surgimento do YouTube, em 2005, vem sendo incentivada a produção de conteúdo audiovisual por usuários "comuns" na plataforma, ou seja, todos aqueles que tinham os recursos (muitas vezes de baixo orçamento) e o desejo de estar por trás e pela frente das câmeras. A rápida popularização do YouTube no contexto da cultura participativa (BURGESS, GREEN, 2009; JENKINS, 2009) e como plataforma de divulgação de conteúdo e como site de rede social (RECUERO, 2009) fez com que ocorresse, em igual velocidade, a aderência de instituições. A proposta desta pesquisa é iniciar uma conjuntura sobre o cenário da ficção seriada para internet, as webséries, no YouTube. O primeiro capítulo foca no contexto recente da produção audiovisual brasileira para entender o cenário em que as webséries nacionais são produzidas. O segundo capítulo foca em questões caras à autoria, como direitos autorais, produção amadora e profissionalização dos criadores de conteúdo no YouTube. Por fim, o terceiro capítulo consiste na descrição dos procedimentos metodológicos e de duas análises quantitativas: em uma utilizou-se preceitos da arquivologia (GEHL, 2009) com análise de sete pilotos de webséries brasileiras; já na segunda, a ferramenta YouTube Data Tools foi utilizada para a produção de dados numéricos de quase 500 produções. Através dessas duas faces metodológicas, foi possível traçar conclusões sobre as webséries brasileiras e o funcionamento do YouTube. |