Mosis LAB: uma solução interativa em realidade virtual imersiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Rossa, Pedro
Orientador(a): Silveira Junior, Luiz Gonzaga da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
Departamento: Escola Politécnica
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9358
Resumo: A evolução tecnológica dos últimos anos trouxe uma série de avanços para a área da computação. Computadores se tornaram menores e com maior poder de processamento, telas tiveram suas resoluções ampliadas e ficaram mais leves, o valor e disponibilidade de componentes os tornaram mais acessíveis. Dentro deste cenário, o estudo e uso da RV (Realidade Virtual) tiveram um salto, uma vez que os HMDs (Head Mounted Display) se tornaram compactos e acessíveis. Por conta disto, esta dissertação de mestrado tem como objetivo propor uma forma de interação em ambientes de realidade virtual que ocorra da forma mais diegética possível, usando elementos inerentes ao ambiente que o usuário se encontra. Ou seja, apresentar interações que façam uso da tridimensionalidade que a RV oferece, com um olhar mais analítico, evitando replicar as telas de computador convencionais para dentro de um espaço tridimensional. Assim sendo, esta pesquisa apresenta a busca pelo estado da arte em interações imersivas e o processo de desenvolvimento do Mosis LAB, software de realidade virtual para interação com diferentes tipos de dados a partir de um ferramental intuitivo e com uso dos princípios de interação humano-máquina. A diegética, dentro deste processo, norteia a pesquisa com o objetivo de realizar a amarra do processo criativo no desenvolvimento dos softwares, assim como para abrir as portas para o pensamento crítico no uso de elementos de interface gráfica em aplicações de Realidade Virtual. Os resultados do uso deste sistema foram validados com o uso de duas metodologias, o SUS (System Usability Scale) para analisar a usabilidade e o TAM (Technology acceptance model) para verificação de aceitação do software pelos usuários.