Ouvir clandestino : um estudo etnosonoro do áudio drama brasileiro durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Soares, Luccas Pires
Orientador(a): Stein, Marilia Raquel Albornoz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/276608
Resumo: Este texto tem como objetivo expor a temática do áudio drama e suas questões latentes na contemporaneidade, pensado a partir de dois podcasts produzidos por coletivos culturais brasileiros. Tendo por base a perspectiva de um ator e professor de teatro, sob a ótica da etnomusicologia, foi realizado um estudo que foca no período da pandemia de COVID-19 para tentar encontrar propostas artísticas que envolvessem drama e som, e compreender seus processos e contextos de criação, produção, circulação e recepção. Para tanto, se estabeleceu o estudo do som como parte de uma proposta interdisciplinar que lida com a música, o teatro e os seus realizadores e se compreendeu o estado da arte das pesquisas correntes da etnomusicologia, complementadas pelos estudos do áudio, da virtualidade e sobre o período pandêmico, tendo como base teórica os escritos de Araújo (2011), Rochester (2014), Feld (2020), Goldenberg (2004) e Spritzer (2005). Foi realizado um estudo que primeiramente relata o estado da arte das pesquisas pandêmicas no campo musical, ao que se segue uma aproximação etnomusicológica a áudio dramas produzidos no período da pandemia. Seguindo uma lógica de três camadas de análise, foi feito um mapeamento de 16 propostas de áudio dramas brasileiros produzidos na pandemia, intermediado por uma descrição de percepções sobre seus conteúdos e ambientes virtuais. Por fim, foram realizadas entrevistas que buscaram aprofundar questões relacionadas à criação e compreensão dos atores sociais de dois podcasts: a proposta Teatro Para Ouvir de Salvador/BA e Mundo Clandestino de Canoas/RS, nas figuras de dois representantes desses trabalhos, com destaque, respectivamente, para a adaptação textual e a criação de mundos (world building) em uma realização cênica transmídia.