Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Borges, Matheus Medeiros |
Orientador(a): |
Leite, Carlos Augusto Bonifácio |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/271653
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Resumo: |
No romance Frankito em chamas, um roteirista de cinema viaja a um pequeno balneário do litoral uruguaio para acompanhar a produção de um longa-metragem que escreveu. Sentindo que tudo pode dar errado a qualquer momento, ele se deixa envolver pelas intrigas do set, estabelecendo contato com seus colegas e absorvendo histórias e experiências alheias. A história transcorre ao longo de uma semana, no inverno de 2019, e é narrada em primeira pessoa por Felipe, a personagem central. A partir do conjunto estabelecido entre o ponto de vista de Felipe, suas experiências e as histórias que ouve, elabora-se uma investigação desse processo na criação de Frankito em chamas e, de modo mais abrangente, no ato de se narrar e ouvir histórias. De modo mais específico, parte-se do romance pronto para observar, em retrospecto, sua própria criação, tendo como norte as escolhas, tanto referentes a linguagem quanto de ordem narrativa, presentes no texto final. O que interessa a esse estudo não é a história como unidade fechada em que se acompanha uma perspectiva fixa, mas um processo acima de tudo dinâmico, em que interage um conjunto de entidades literárias inerentes ao texto – autor, narrador e personagem. |