Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Habckost, Gabriela Saraiva |
Orientador(a): |
Recuero, Raquel da Cunha |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/217852
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Resumo: |
O presente estudo tem como tema as conversações dos fãs do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, que utilizam o Twitter como segunda tela. Com base em um referencial teórico ligado à cultura e às práticas dos fãs, às conversações em rede e à experiência de segunda tela, pretendemos discutir de que maneira esses fãs se apropriaram da narrativa do BBB20 nessas conversações e quais sentidos foram ativados a partir delas, mapeando e classificando os principais conceitos e temáticas contemplados e a forma como foram enquadrados nessa manifestação. Para tanto, conduzimos um estudo qualitativo, de caráter exploratório, com análise dos tweets dos fãs baseada nas técnicas da Análise de Conteúdo. Foi possível identificar dois eixos temáticos diferentes: um ligado ao programa propriamente dito, em seus aspectos estruturais, e um que alude a pautas de cunho social, político, cultural e identitário em voga na esfera pública. Conclui-se que as conversações que tomam como ponto de partida a atração veiculada pela Rede Globo são marcadas por um forte investimento emocional dos fãs, mas não se limitam a repercutir o que está acontecendo no programa, muitas vezes utilizando-o como pano de fundo para discussões críticas que contemplam uma ampla diversidade de tópicos e conceitos. |