AYRÁBEJI DE XANGÔ O Cine-transe e sua rubrica etnográfica.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Bueno, Frederico Mael Silva Marques
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas e da Terra
BR
PUC Goiás
História
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3320
Resumo: O presente trabalho de qualificação tem como escopo o questionamento audiovisual na abordagem da imagética do culto de Xangô na perspectiva do cinema documental. Ao considerar a imagem como escrituração científica no campo da História, utilizamos como suporte teórico, as matrizes do cinema etnográfico e do cinema verdade que deram origem ao Cine-Transe. Com base no estudo científico do sincretismo religioso brasileiro, que incorpora em seu conteúdo histórico a resistência da cultura africana, apresentamos como escritura cinematográfica, a peça intitulada Ayrábeji de Xangô como dissertação audiovisual a fim de tecer nossas reflexões acerca do percurso metodológico adotado na pesquisa imagética de campo e sua função heurística na representação da história. Desta forma, fizemos uso do método etnográfico visando à orientação científica da observação e leitura das representações do Candomblé, tendo como pressuposto conceitual, o filme científico como uma categoria audiovisual específica e reveladora de modelos culturais na produção do conhecimento.