Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Araújo, Viviane Gil |
Orientador(a): |
Cattani, Icleia Maria Borsa |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/114656
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Resumo: |
A presente tese investiga a obra de pinturas de Karin Lambrecht a partir de sua cronologia e da constituição de um arquivo particular organizados pela própria artista e a autora. A obra e as análises construídas sobre ela são percebidas a partir das memórias familiares, seu período de estudos e formação acadêmica, incluindo o aprendizado em pintura na atual Universität der Künste, em Berlim.Foi destacada a formação de um imaginário artístico que se constituiu a partir das inúmeras leituras da Bíblia Luterana, da formação artística obtida por meio de estudos com professores que propunham grande rigor técnico e a pintura de cunho abstrato.Analisa-se, igualmente, os frequentes anacronismos que permeiam as obras e se revelam por meio da temática das pinturas, observadas sob o ponto de vista das afinidades artísticas, da história da arte, do corpo e do sacrifício.Os anacronismos constituem a obra de Lambrecht criando relações entre o passado e o presente que se revelam nos temas, materiais e procedimentos na realização da pintura. Observa-se da mesma forma que, as memórias da artista se expressam igualmente por meio das diferentes representações do corpo e do humano por meio do corpo da obra, da cruz, do corpo sagrado e do sacrifício. |