Disponibilidade para criar : o trabalho a partir de Arthur Lessac como preparo para improvisação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Donadel, Márcia
Orientador(a): Nunes, Silvia Balestreri
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/56661
Resumo: O estudo mescla fronteiras das investigações sobre a criação do ator levando em conta a improvisação. Tomando-se o trabalho de Arthur Lessac como ponto de partida para criar, realiza-se uma contaminação entre este e as seguintes pesquisas sobre improvisação e composição cênica: Contato Improvisação, Viewpoints, além de técnicas de narrativa e espontaneidade do diretor e professor britânico Keith Johnstone. A experiência prática foi realizada em estágio docente na disciplina de Atuação III da graduação em Teatro na UFRGS. Os pensamentos de Arthur Lessac, Steve Paxton, Anne Bogart, Tina Landau e Keith Johnstone se entrecruzam com pesquisas contemporâneas de diferentes áreas para discutir o processo de criação do ator-estudante.