Dança Zouk : trajetórias do aprendiz

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Willadino, Isabel Costa
Orientador(a): Maffioletti, Leda de Albuquerque
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/49841
Resumo: Esta pesquisa trata do aprendizado da dança Zouk. Tem como objetivo descrever e analisar como o aprendiz se orienta a partir das informações recebidas, em resposta ao modelo e às solicitações do professor, em relação ao ajuste do movimento corporal ao tempo proposto e característico da Dança Zouk, assim como, explicar de que modo ocorre a independência desse aprendiz com relação ao modelo. Participaram da pesquisa 23 sujeitos adultos iniciantes em dança Zouk, com idade entre 19 e 61 anos, que frequentavam aulas de dança em três instituições privadas da cidade de Porto Alegre, sendo duas escolas de dança e uma universidade que oferece curso de dança na modalidade de extensão. Os dados empíricos provêm de 9 sessões de observação de aulas de dança Zouk e de 23 entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes, colhidos nos meses de agosto e setembro de 2011. A base teórica ampara-se em Braun, Rebouças e Ranvaud (2009) e Rocha (2008) a respeito de aprendizagem motora, Caregnato (2011) sobre aprendizado do ritmo, Fraisse (1974) sobre ritmo e percepção e Wachowicz (2010) a respeito do ensino de dança. A partir dos resultados encontrados, entende-se que a aprendizagem da dança Zouk depende da construção da representação mental do gesto. Até que ocorra a construção da imagem interna, o aprendiz necessita eleger fontes de informação para realizar as tarefas. Destaca-se a informação visual, indicada pelos aprendizes como a principal fonte de informação no momento de aprender, e a importância do professor como modelo e referência. Quanto aos aspectos rítmicos, foi constatado que a voz do professor, empregando sílabas e ênfases, concretiza para os aprendizes os detalhes do ritmo. Na aprendizagem dos movimentos característicos da dança, o ajuste do corpo ao tempo forte da música antecede a compreensão do tempo musical. Os resultados da pesquisa poderão contribuir na construção de uma pedagogia da dança, oferecendo aporte teórico e reflexões acerca dos modos de ensinar e aprender a movimentação característica da dança Zouk.