Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Zancan, Rubiane Falkenberg |
Orientador(a): |
Torres Neto, Walter Lima |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Palavras-chave em Inglês: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/189137
|
Resumo: |
A tese, intitulada O Espectador na Dança: um estudo de recepção aplicada, tem como objetivo principal investigar a percepção do espectador, constituída por um conjunto de valores comuns partilhados e outro de valores singulares e por um modo de sentir-se motivado pela sensação cinestésica. Para tanto, busca-se identificar a produção de sentidos e de sensibilidades; evidenciar possíveis potências recorrentes que ocorrem nas experiências partilhadas; e articular aspectos comuns, partilhados com a experiência perceptiva do espectador. O grupo pesquisado é formado por espectadores voluntários, estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS. Esse grupo de espectadores assistiu a apresentações de grupos selecionados para a ocupação dos Teatros Municipais de Porto Alegre (RS). A pesquisa utilizou dois instrumentos para a coleta das informações: questionário estruturado e depoimentos gravados após os espetáculos de dança. Os depoimentos foram analisados a partir da perspectiva de três categorias que compõem a experiência estética: criativa, sensível e conceitual. A análise resultou na identificação das atividades dos espectadores de dança e apontou as habilidades que podem ser trabalhadas no processo educativo de formação de público para a dança. |