Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Amon, Théo |
Orientador(a): |
Rosenfield, Kathrin Holzermayr Lerrer |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/280817
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Resumo: |
Esta tese examina teoricamente a produção romanesca de Thomas Mann sob o ângulo da sua relação problemática com os cânones do realismo ocidental. Primeiramente, traça-se um painel das principais características do romance realista, cuja evolução culminou no papel preeminente do romance na literatura do século XIX e início do XX, dando-se atenção especial, em uma perspectiva histórica de literatura comparada, ao caso excêntrico da evolução literária alemã. Depois, passa-se a uma elaboração sobre os romances e a técnica de Thomas Mann, que se dispõem formalmente em uma tensão peculiar entre atributos normais do realismo e alguns elementos — como o Leitmotiv, repetições e simetrias, nomes próprios simbólicos e citações de vários tipos — que são aparentemente anômalos ou regressivos, por remeterem a outros gêneros, tais como o mito ou o ensaio. Por fim, discute-se o estatuto dessa convivência singular entre fachada realista e estruturas profundas não realistas, para a qual se propõe o termo de trabalho “preter-realismo”, e avalia-se em que medida essa instabilidade não seria mesmo intrínseca à própria forma romance. |