A casa secreta : uma cartografia afetiva do espaço doméstico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Bucksdricker, Luciane Silva
Orientador(a): Tedesco, Elaine Athayde Alves
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/225409
Resumo: Esta pesquisa parte da reflexão a respeito de uma prática artística, sobre e em relação à casa. Crendo que o habitar carrega nossa identidade, reconheci que as la cunas e segredos de minha narrativa privada formam tanto minha identidade quanto as minhas presenças. Dessa maneira, compreendendo a casa como o lugar – pausa onde se desenha um mapa afetivo de ausências e presenças, estudo, analiso e reflito sobre ela no meu processo de criação e na obra de artistas contemporâneos, prin cipalmente a casa como extensão do próprio corpo, como invólucro (arquitetura) e lar (psicanálise). Discuto concomitantemente o entrelaçamento labiríntico a partir do uso de materiais e meios como a fotografia, o vídeo e a instalação. No entanto, a fotografia tem exaltada a sua importância no meu processo artístico, por denotar dentro dela própria, as presenças e ausências encontradas na casa. Ao ser composta com objetos e vídeos em instalações, há uma busca pelo desvelamento dos segredos e preenchimento de lacunas que transbordam o objeto-fotográfico. O processo é proposto a partir da relação entre arquivos de imagens (slides e fotografias), obje tos, memórias e narrativas que habitam há muito meu corpo-casa. Cerco o tema por diversos pontos de vista, analisando desde o arquétipo das cabanas, passando por diferentes modos de habitar, até adentrar meu corpo-casa propriamente dito para aprofundar as questões propostas. Como material que estrutura o aporte teórico da pesquisa, utilizo textos oriundos de diferentes áreas, favorecendo a criação de uma trama entre arte, psicanálise e arquitetura, em um campo interdisciplinar que também inclui a literatura e o cinema. Proponho conexões com trabalhos de inúmeros artistas, dentre eles estão: Rick Rodrigues, Rosângela Rennó, Maribel Domènech, Rochelle Costi, Doris Salcedo, Luis Camnitzer e Mierle Ukeles. Entre os principais teóricos es tudados estão: Gaston Bachelard, Roland Barthes, Susan Sontag, Giuliana Bruno, Juhani Pallasmaa, Margarida Medeiros e Sigmund Freud. Na literatura, busquei em Rosa Montero, Paul Auster, Xavier de Maistre, Mia Couto, Charlotte Gilmann e Virgínia Woolf pontos de vista diversos que enriquecem esse entrelaçamento.