Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Rosa, Gabriel Celestino |
Orientador(a): |
Semeler, Alberto Marinho Ribas |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/267705
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Resumo: |
Nesta dissertação de mestrado em artes visuais desenvolvo uma escrita ensaística que pretende movimentar-se à maneira de um fantasma. Primeiro porque os capítulos aqui contidos tem por objetivo investigar uma certa rede de acontecimentos engimáticos que me levaram, de algum modo, à construir o filme de curta-metragem 5.40 x 5.40 (2022). Este filme se encontra em um limiar entre documentário e ficção, podendo ser entendido como uma espécie de autobiografia com elementos ficcionalizados. No filme, recorro à uma metáfora formal entre as pirâmides do Complexo Mortuário de Gizé e o formato dos telhados de residências populares de meados dos anos 1930-1950, pre sentes no local em que vivi durante parte de minha infância e adolescência. A metáfora busca operar uma espécie de jogo por entre os efeitos espectrais dessas construções que, ao longo do tempo, estão aos poucos desaparecendo da paisagem. A questão do desmanche de minha própria casa em 2015, por uma série de questões materiais, será o eixo da narrativa. Nesse sentido, os efeitos desse sumiço material do lar, presentes na obra, me conduziram à um diálogo íntimo entre minha poética e a noção/conceito de espectro em Derrida e Mark Fisher. O efeito espectropoético em minha produção será um objeto à medida em que ele tonaliza uma certa invasão expressiva do passado sobre o presente tanto no que diz respeito às materialidades escolhidas para composição do filme, quanto à dimensão simulada de uma rede de artefatos da era da película construí dos digitalmente, conotando um estranho campo visual que procura assombrar o espec tador sob a insignia de um tempo anacrônico sem ser, por exemplo, um filme de época. |