Paulo Mendes da Rocha em solo : o projeto do edifício e seus redesenhos topográficos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Leite, Lucas Loff Ferreira
Orientador(a): Peixoto, Marta Silveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/225413
Resumo: Parte da força dos projetos de Paulo Mendes da Rocha reside numa relação de tensão com os lugares e os terrenos onde se inserem, implantando o projeto de tal forma que o lote e o solo se tornam artefatos inseparáveis da composição. Se olharmos os projetos de PMdR e imaginarmos a remoção dos edifícios dos lotes onde estão inseridos, notaremos que, inúmeras vezes, esta deixaria cicatrizes bastante significativas na topografia, e talvez, pedaços da construção em si. Entretanto, essa experiência imaginativa resulta completamente diferente em grande parte dos edifícios modernos, cuja remoção deixaria praticamente intacta a paisagem na qual estão inseridos. Mesmo havendo, nos últimos anos, exaustivos e muito competentes estudos a respeito da obra de Mendes da Rocha, a atenção lançada por diversos autores ao tema proposto – a relação do edifício com o solo – ainda admite novas abordagens quanto aos reflexos espaciais e às recorrências de certas atitudes nas tomadas de partido. Pretende-se por meio desse estudo dar mais atenção ao tema específico sem jamais reduzir as obras do arquiteto a essa questão. Tendo em vista o amplo número de obras produzidas por PMdR e a impossibilidade de tratar do universo completo delas, no presente trabalho serão analisadas, especificamente, a Casa Gaetano Miani 01 (1958), a Casa Lygia e Newton Carneiro (1973) e a Casa Arlindo Carvalho Pinto (1974), que, apesar da pequena escala (se comparadas aos museus e aos estádios), servem para elucidar como nas obras do arquiteto existe uma relação peculiar na forma como o edifício e o terreno interagem. A partir da análise específica dessas três obras residenciais, será lançado um olhar panorâmico, buscando similaridades das atitudes projetuais identificadas na descrição das obras específicas, com outros edifícios, também projetados por PMdR, que tratem de forma análoga a relação do edifício com o terreno e o solo, a fim de verificar se existe uma recorrência no tema do redesenho topográfico, como forma de compor a arquitetura na obra do autor. Ciente da impossibilidade do esgotamento do assunto, há neste trabalho o anseio claro de servir de base para aprofundamentos e estudos futuros.