Fotografia e aproximações com a arte no início do século xx : um olhar para as narrativas visuais de Lunara

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Stumvoll, Denise Bujes
Orientador(a): Santos, Alexandre Ricardo dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/114657
Resumo: Esta pesquisa aborda as aproximações da fotografia com a arte em Porto Alegre na transição para o século XX, tendo como foco a “fotografia artística” de Luiz do Nascimento Ramos (1864-1937), Lunara, fotógrafo amador da Belle Époque. O ponto principal da análise proposta é o álbum intitulado Vistas de Porto Alegre - Photographias Artísticas, produzido pelos Editores Krahe & Cia, provavelmente na década de 1900, com 20 imagens originais assinadas por Lunara. A participação de Lunara no circuito social da fotografia na cidade, durante as duas primeiras décadas do século, nos mostra as redes que se estabeleceram em relação ao fotoclubismo fotográfico internacional, espaço no qual a “fotografia artística” era produzida e exibida através de uma série de protocolos que visavam nortear e delimitar um campo artístico para a imagem técnica através do movimento pictorialista. Para tanto, as relações com os fotoclubes, com outros artistas e fotógrafos, como Pedro Weingärtner, Virgílio Calegari e outro fotoamador, o Ziul, são contextualizadas aqui, como forma de entender o conceito de artisticidade, o qual alimentava, de algum modo, as práticas de Lunara. A análise que privilegiamos nesta dissertação refere-se à noção de aura benjaminiana e à visão da fotografia de Lunara como uma forma de captação de outras relações com a cidade, para além da fotografia instantânea de fotógrafos profissionais, como se o artista pretendesse produzir os rastros de uma cidade em vias de modernização. O álbum propõe, portanto, narrativas visuais singulares sobre a cidade, ao refletir a trajetória poética de Lunara tanto na escritura, como na produção de suas imagens, nas quais somos conduzidos por um olhar sensível às transformações do seu tempo.