Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Taramasco, Juan Ignacio Santos |
Orientador(a): |
Santos, Regina Antunes Teixeira dos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
spa |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Palavras-chave em Espanhol: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/253847
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Resumo: |
A aprendizagem da música acadêmica ocidental a partir da tradição escrita é moldada por um somatório de aspectos relacionados ao conhecimento teórico, ao conhecimento prático, aos aspectos da própria técnica do instrumento e ao distanciamento histórico em relação a uma determinada música. Para aprender, o aluno enfrenta o desafio de ter que tomar decisões, resolver problemas, além de ter que lidar com todas as informações ainda não vivenciadas e processá-las para poder interpretar o repertório disponível para seu próprio instrumento. O objetivo deste trabalho foi investigar as conexões e/ou sínteses entre conhecimentos adquiridos na aprendizagem do repertório de contrabaixo. O delineamento insere-se em uma abordagem qualitativa, contemplando o estudo de caso como estratégia de investigação. Cecília (23 anos), nome fictício do caso estudado, aluna de graduação (6º semestre) no momento da coleta de dados. O repertório de aprendizagem para este semestre foi o Concerto nº 2 de Carl Ditters von Dittersdorf (1739-1799). As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: (i) observação da gravação de sessões práticas individuais, (ii) observação de sala de aula e (iii) entrevistas, desenvolvidas nas três instâncias de coleta de dados propostas na metodologia. Como referencial teórico utilizou-se, por um lado, o conceito de mobilização do conhecimento proposto por Charlot (2006) e, por outro lado, o modelo de conhecimento musical proposto por Elliott (1995). Para a análise de dados, categorizações sobre o fenômeno estudado foram construídas sob a ótica da análise de conteúdo de cunho interpretativo, permitindo destacar os aspectos trabalhados em situações de aula e prática musical. Com base nos resultados obtidos, proposições quanto à síntese e conexões foram realizadas. A síntese pode ser observada em situações intencionais (ou cumulativas) de uma dada ação, apontando tanto a vontade de mobilizar-se para aprender (Charlot, 2006) como o sentido de chegar a um ponto (performaticamente pela própria ação/realização musical). Salienta-se ainda que tal chegada a um dado ponto foi corroborada pelo sentimento e demonstração de satisfação com o trabalho realizado. Quanto às conexões, estas foram apresentadas por meio das formas de se conectar com os diferentes conteúdos presentes na prática, bem como aqueles conteúdos que se mostravam externos ao aluno, necessitando serem incorporados em seu processo de aprendizagem. |