A composição instrumental coletiva como ferramenta pedagógica em oficinas de iniciação musical da Fábrica de Cultura Jaçanã

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Mourão, Gabriel Alves de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-25092023-094242/
Resumo: Esta dissertação se propôs a investigar as contribuições da composição instrumental coletiva como ferramenta pedagógica em oficinas de iniciação musical da Fábrica de Cultura Jaçanã, voltadas para crianças de 7 a 11 anos. Para tanto, realizou-se um estudo de campo norteado pela perspectiva metodológica da pesquisa-ação junto às referências teóricas e práticas oriundas dos trabalhos de Murray Schafer, François Delalande e Carlos Kater. Nesse sentido, foram utilizadas estratégias lúdicas e dinâmicas de aprendizado que deram vazão a ideias musicais originais por parte dos alunos. Como conclusão do trabalho de campo, as práticas educativo-musicais se desdobraram em três composições instrumentais coletivas cujas performances foram analisadas sob um enfoque etnográfico e antropológico que reconhece a música como sistema simbólico e as crianças como sujeitos sociais ativos. Com o intuito de se alinhar ao paradigma científico pós-moderno, buscou-se ainda uma aproximação com outros campos de conhecimento, como a filosofia, a sociologia e a psicologia que de alguma forma se relacionam com uma concepção simbólica de cultura. Dentro de uma perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano, observou-se a possibilidade de os processos criativos fazerem referência ao conhecimento musical prévio dos alunos. Os resultados indicam que a prática da composição instrumental coletiva se constituiu como um ponto de convergência dos disparadores lúdicos adotadas ao longo da pesquisa. Sendo assim, a criação das músicas originais propiciou o desenvolvimento de habilidades musicais técnicas e expressiva e a produção de uma cultura mais consciente em relação a questões de identidade e alteridade por parte dos envolvidos no processo.