Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Machado, Yuri Alexander Figueiredo Flores |
Orientador(a): |
Silveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira da |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/258276
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Resumo: |
A presente dissertação ambiciona traçar um possível trajeto de algumas práticas artísticas interseccionadas pela escrita, investigando e refletindo acerca das especificidades dessa permuta, passando pelas experiências apropriacionistas em artes visuais de Marcel Duchamp, Patricio Farías, Rufino Mesa, Vera Chaves Barcellos, coletivo de artistas Fractal Studios e do poeta e escritor Bertolt Brecht. Temos como objeto de análise, exemplos de apropriação em artes visuais e seus enlaçamentos com a escrita, a literatura e a mídia de massa desenvolvidos pelos artistas visuais e o escritor alemão. Propõe-se um viés crítico no que diz respeito a alguns fenômenos sociais contemporâneos de grande envergadura como a influência das novas tecnologias digitais sobre o campo artístico e uma evidente ausência de uma concertação ética em alguns gestos apropriativos. Evidenciamos também um possível vórtice da disseminação generalizada do ato apropriacionista durante o século XX em relações imbricadas de artistas com escritores nas primeiras décadas do mesmo século. Constatamos a presença da comunicação de massa, em especial o jornal e a televisão, como matéria-prima de alguns trabalhos analisados na presente dissertação. Presentes ao debate proposto, oferecemos noções contemporâneas de arquivo, anacronismo das imagens, textos literários precursores, memória e patrimônio cultural. |