Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2001 |
Autor(a) principal: |
Garcia, Rosalia Angelita Neumann |
Orientador(a): |
Schmidt, Rita Terezinha |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
eng |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/198328
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Resumo: |
O mito de Deméter e Perséfone representa uma história que com frequência é esquecida pela cultura dominante: aquela que se refere à ligação entre mãe e filha e ao significado desta ligação em narrativas que podem dar validação a grupos cujas vozes não são ouvidas e que oferecem possibilidades de renovação para a definição identitaria de mulheres. E um mito que se coloca como contraponto ao mito de Édipo, considerado pela cultura ocidental a passagem universal dos indivíduos da infância para a vida adulta, da realização de identidade. Após a revisão das teorias psicanalíticas de Freud e Lacan, além da revisão de vários estudos que contrastavam ou complementavam estas, tais como os de Melanie Klein, Nancy Chodorow, Luce Irigaray, Julia Kristeva, H6lene Cixous e Teresa de Lauretis, entre outros, os romances To the Lighthouse, de Virginia Woolf, The Bell Jar, de Sylvia Plath, e Surfacing, de Margaret Atwood, foram analisados. As narrativas destas obras re-encenam o mito de Deméter e Perséfone na relação das protagonistas com as mulheres que tiveram papel significativo em suas trajetórias, e trazem a tona não somente a importância da ligação entre mãe e filha para o desenvolvimento da identidade feminina, mas também a multiplicidade de papéis e potencialidades diferentes que se abrem para as mulheres e que podem romper com o sistema falocentrico de lingua e representação. Estes romances podem ser consideradas releituras do mito, indicando não somente novas formas de representação para as mulheres em seus papeis na sociedade, mas também apontando para formas diversas pelas quais mulheres são representadas em narrativas. Assim, narrativa, subjetividade e ideologia convergem para formar a base desta pesquisa. |