Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Mantovani, Michele Rosita |
Orientador(a): |
Santos, Regina Antunes Teixeira dos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/173570
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Resumo: |
A presente pesquisa teve por objetivo investigar perspectivas de deliberação na prática pianística em função dos níveis de expertise, uma vez que a literatura consultada sustenta a temática num viés de polarização em níveis extremos e deixa em aberto à discussão acerca da prática de níveis intermediários dentre aqueles propostos na literatura de psicologia cognitiva, a saber: novato, iniciante avançado, competente, proficiente e o expert. Fundamentando-se nos princípios fenomenológicos de E. Husserl (1900-1970), o delineamento metodológico envolveu etapas de mapeamento preliminar da amostra, na qual 18 participantes (em níveis de extensão, graduação, pós-graduação universitária e profissional) gravaram em áudio e vídeo uma sessão de prática de duas peças de seus repertórios e participaram de duas entrevistas semiestruturadas. Quatro casos representativos em níveis distintos de expertise foram selecionados e analisados em profundidade por procedimentos qualitativos (perspectiva fenomenológica) e quantitativos (por estatística descritiva e inferencial). Para a descrição do fenômeno da prática, unidades de prática foram delimitadas, e nessas, as essências do fenômeno investigado denominadas categorias psicossensoriais (testar, repetir, isolar, ajustar, alternar, parar, explorar, dispersão e lapso). Essas categorias formaram o arcabouço no qual as incidências (em termos de ações, desvios e procedimentos) foram compiladas e organizadas, resultando maneiras de praticar tanto comuns a todos, como outras peculiares a cada participante investigado. As perspectivas de deliberação foram identificadas e refinadas numa dimensão mais pontual para o fenômeno da prática pianística como um indício de empenho na e para a situação de prática com relação à intencionalidade frente ao fenômeno estudado. Tais perspectivas resultaram na proposição de um modelo, que considera os limites do foco de atenção, as ações da prática sobre a natureza e a mobilidade dinâmica das categorias psicossensoriais, e possíveis fatores resultantes em função de uma dada intensificação de ações empreendidas. O argumento da presente tese é que a deliberação na prática pianística não é uma constante, e sim uma perspectiva dinâmica que ocorre a cada unidade de prática a partir da intencionalidade dos sujeitos para com as obras praticadas. |