Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dos |
Orientador(a): |
Santos, Regina Antunes Teixeira dos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/261853
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Resumo: |
A presente tese teve como objetivo investigar as trajetórias percorridas por estudantes de graduação em piano e pianistas profissionais no aprendizado inicial da Sonata K. 271 de Domenico Scarlatti em termos da relação entre formas declarativas e procedimentais de conhecimento. Para tal intuito, foi elaborado um delineamento metodológico multiestratégico de convergência que contemplou o estudo multicasos instrumental com características do quasi-experimento em uma perspectiva longitudinal de investigação. Quatro participantes, dois pianistas profissionais e dois estudantes de graduação, prepararam a mesma peça ao longo de um mês. Dados acerca de prática (gravações de sessões de prática e estimativas do tempo dedicado à prática da peça), produtos de performance, anotações na partitura bem como de entrevistas semiestruturadas foram coletados a cada semana, permitindo a observação de ocorrências e recorrências em termos de comportamentos de prática, objetivos estabelecidos e impasses vivenciados durante o processo de aprendizado. A análise dos dados foi realizada buscando complementaridade de aspectos qualitativos e quantitativos em torno do objeto de investigação: foram realizadas análise de conteúdo das entrevistas e prática bem como análise de segmentação da prática à luz de características da obra, como estrutura formal e fraseológica e organização melódica e harmônica. Os resultados apontaram semelhanças e diferenças na manipulação do material musical que indicaram distintos volumes da carga cognitiva intrínseca representada pela peça em função da expertise bem como complexas interações de tal carga com padrões de abordagens de prática. Além disso, evidenciaram diferentes padrões de intensificação de dimensões procedimentais (os quais se mostraram relacionados a maiores índices de ocorrência e recorrência de impasses decorrentes de inadequadas generalizações) e declarativas (relacionados a maiores índices de detecção e correção de equívocos através de adequadas discriminações) do conhecimento, as quais estiveram relacionadas ao gerenciamento da informação em matéria de comportamentos de prática e também de estabelecimento de novos objetivos de prática. Os resultados levaram à proposição de um modelo que busca contemplar o mecanismo pelo qual diferentes níveis de aprofundamento do declarativo e do procedimental interagem impactando (i) a procedimentalização no que diz respeito à ocorrência, recorrência (automatização) e caracterização de equívocos e (ii) a deliberação na prática pianística em termos de manutenção de teores informativos e proposicionais do declarativo que permitem flexibilidade do procedimental e contribuem para a autonomia do aprendiz. |