Sistemas de identidade visual como recurso para valorização de produtos artesanais do Brique da Redenção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Malysz, Simone Cristina
Orientador(a): Cattani, Airton
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/96331
Resumo: Tendo como campo de estudo o Brique da Redenção, um dos mais importantes pontos de comercialização de artesanato em Porto Alegre-RS, esta pesquisa teve como objetivo geral mapear o contexto atual da utilização de identidades visuais por artesãos que ali expõem seus produtos e a possibilidade de inserção do design gráfico junto ao artesanato em ações de comunicação visual. A base teórica aborda o design gráfico vernacular e o institucionalizado, o artesanato, a identidade visual e sua importância para a atividade artesanal. Junto aos artesãos, foram coletados materiais gráficos, nos quais se realizou uma análise dos elementos visuais que representam o nome comercial de seus produtos. Com o intuito de compreender melhor estas identidades visuais, efetuou-se uma análise comparativa com os princípios e normas de composição visual estabelecidas pelo design gráfico institucionalizado. No artesanato, percebeu-se a predominância de linguagem visual vernacular que, para o design gráfico institucionalizado, não é satisfatória de acordo com os padrões tidos como de qualidade. Por meio de entrevistas, buscou-se diagnosticar a percepção que os artesãos têm sobre a comunicação visual de marca, a sua satisfação em relação àquelas que utilizam, bem como investigar se ocorre ou não a participação de profissionais de design gráfico na promoção do artesanato comercializado no Brique da Redenção. Para transcrição, codificação e análise destes dados, os mesmos foram agrupados por temas correspondentes, identificando enunciados em comum e codificando-os. Os resultados apontam uma carência de projetos consistentes de identidades visuais para os artesãos, indicando um rico campo de atuação para o design junto ao artesanato em ações que visem à melhoria da comunicação visual deste segmento.