Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Luíza Simões de |
Orientador(a): |
Brito Junior, Antonio Barros de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/249875
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Resumo: |
Este trabalho apresenta-se como um questionamento ao caráter interpretativo da fanfiction. Baseando-me na Estética da Recepção, nos Estudos Culturais e nos Estudos dos fãs, pretendo demonstrar como a fanfiction, apesar de inicialmente mostrar-se como uma interpretação do texto-fonte, rapidamente transgride a barreira do entendido como interpretação e torna-se algo a mais, que vai além do ato interpretativo. A fanfiction é uma categoria literária transgressora, protagonizada e consumida por mulheres e outras identidades não-normativas. que encontraram no anonimato do fandom e da cibercultura uma possibilidade de descobrir e desenvolver características particulares que são consideradas tabus pela sociedade. Para apresentar minha hipótese me aproveito da Teoria do Efeito Estético, de Wolfgang Iser (1996), para entender como a leitura é concretizada pelo leitor e qual é o papel desse tal leitor, seus limites, na interpretação da obra A partir disso é apresentada a Leitora Produtora, sujeito que se faz produtora crítica de conteúdo por ser, antes de tudo, leitora. Para deixar claro o que considero fanfic faço uma revisão teórica sobre a definição, me aproveitando principalmente do aspecto social da rede arcôntica de Derecho (2006) e da teatralidade performativa de Coppa (2014, 2017) para chegar a uma definição de fanfic. Para apresentar como isso se dá, foram escolhidas três fanfictions para análise em comparação ao texto-fonte — quanto aos aspectos concordantes e discordantes das narrativas —, considerando as informações pré-textuais disponibilizadas pelas próprias fanfics. Como resultado percebeu-se que as motivações para essa quebra das regras de interpretação, como estabelecidas por Iser, tem como motivação a insatisfação de diferentes aspectos do texto-fonte, que se reflete fortemente em aspectos identitários. A fanfiction mostra-se então como uma possibilidade artística, crítica e psicológica do desenvolvimento de ideias e reflexões frente a dúvidas, traumas e injustiças que, apesar de se encaixar na categoria de fã, diminutivo de fanático, não se contém com o sentido imposto pela obra. De forma alguma as fanfics analisadas aqui englobam todas as possibilidades do universo do fandom, mas foram escolhidas justamente por estar na fronteira entre a interpretação e a não-interpretação, indo além do teorizado por pensadores da área e representando bem alguns ideais fundamentais do fandom: a crítica e o carinho da comunidade em volta de um mundo fictício. |