Delitos inconfessáveis e o agenciamento feminino em a chave de casa e sinfonia em branco

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Machado, Bruna Farias
Orientador(a): Schmidt, Rita Terezinha
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/172957
Resumo: Os estudos que abordam violência e trauma são, em larga medida, uma constante na literatura brasileira contemporânea. Vindo ao encontro dessa afirmação, a análise comparativa dos romances contemporâneos A chave de casa (2013), de Tatiana Salem Levy, e Sinfonia em branco (2013), de Adriana Lisboa, oferecem um tratamento original a essa temática na medida em que apresentam personagens femininas que subvertem a lógica da relação agressor versus vítima ao se tornarem agentes de violência. A partir dos romances em questão, este estudo visa a analisar de que maneira a memória é afetada pela experiência subjetiva, ou seja, pela percepção do trauma vivido. Para isso, dar-se-á destaque ao modo como as experiências traumáticas se manifestam ao longo das narrativas em termos de linguagem e recursos formais, bem como os efeitos dos acontecimentos no que concerne às reações/ações das personagens. Da mesma forma, buscar-se-á evidenciar em que medida a agência feminina rompe com a lógica binária naturalizada agressor masculino versus vítima feminina e se insere na fronteira de um espaço novo para se pensar o protagonismo feminino.