Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Eltz, Amanda Mensch |
Orientador(a): |
Possamai, Zita Rosane |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/202436
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Resumo: |
A presente Dissertação de Mestrado vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMusPa/UFRGS), na linha de pesquisa Museus, Museologia e Coleções. A pesquisa centra-se na análise do processo de formação da coleção de retratos de Irmãos e Benfeitores da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, preservados atualmente na Coleção Pinacoteca, do Museu Joaquim Francisco do Livramento do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. A investigação utilizou-se do método de estudo de caso, e para tal percorreu a trajetória da coleção por meio de documentos como: livros atas, relatórios, jornais, fotografias e outros. A construção do referencial teórico foi promovida pela análise de oito eixos estudados: a) história das Santas Casas, b) história do retrato, c) representação, d) coleção, e) circulação, f) percurso museal, g) musealidade, h) musealização. Para tanto, foram consultados diversos autores, dentre eles: Alves; Scheiner (2012), Amaral (2003), Araújo (2013), Bohns (2005; 2011), Bourdieu (1996), Castelnuovo (1988; 2006), Chartier (1990; 1991), Cury (2005), Damasceno (1971), Durand (2009), Franco (2003), Gastal (2007), Kern (2007), Krawcyzs (1997), Mairesse (2016), Mensch (1994), Pesavento (1996), Pomian (1985), Possamai (2006), Sá (2013), Schneider (1997). Os capítulos foram esquematizados em 3 núcleos. O primeiro, “As Santas Casa: entre o cuidado e a sociabilidade”, expõe o histórico das Santas Casas, em especial, as de Lisboa e Porto Alegre. O segundo, “O Gênero do Retrato”, exibe a história deste gênero da pintura nos cenários internacional, nacional e local, tendo vistas a apresentação dos retratistas e retratados da coleção estudada. Por fim, “O Percurso de uma Coleção”, que proporciona uma apreciação relativa dos fins de constituição da coleção, circulação (produção, exibição, ápice e declínio), empréstimo, reincorporação e objeto de museu. |