"faLei em voz ALTA" : ERRAGEM, voz e outros sons em performances sônicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Rolim, Marion Velasco
Orientador(a): Avancini, José Augusto Costa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Voz
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/165242
Resumo: “falei em voz ALTA”: ERRAGEM, Voz e Outros Sons em Performances Sônicas investiga as manifestações sonoras na minha produção artística em performance. A presença, a experiência e a ressonância do corpo, se manifestam através da voz (falada, cantada, processada) e dos eventos sonoros com os quais meu corpo se relaciona (escuta, capta, produz) no tempo e no espaço. Minhas performances se misturam e ou partem de situações da vida diária e tem como principal elemento, o som. Por conta disso, são chamadas de performances sônicas. Ao trabalhar com o som, destaco as questões de duração nas Artes Visuais, nas suas variações: tempo instantâneo, simultâneo, desconectado, transposto, em movimento, proporcionado pelas mídias móveis e arquivos audiovisuais; do erro que define ou não, recomeços; da memória que coexiste em diversos planos e permite historicização e atualização. A pesquisa faz uso do conceito de paisagem sonora (Murray Schafer e equipe WSP), da noção de ruído (Luigi Russolo) e da presença da voz (Paul Zumthor). Criou o conceito e opera a metodologia ERRAGEM que busca atualizar questões sobre tempo, espaço em movimento e erro. Através da ERRAGEM – errar para pequenos formatos, para pequenas ações, articulei a produção artística relativa a essa pesquisa e a sua difusão, para que acontecessem em deslocamento ou seja, fossem construídas com/em viagens. Apesar de heterogêneos, concebidos com procedimentos e tempos diferentes, realizados em lugares específicos (in-situ) e, por conta disso, na sua maioria, foram orientados para vídeo e áudio. Os dez trabalhos que compõem a tese, foram agrupados em dois formatos-conceito: Guias acústicos e Instant Bands e encontram-se disponíveis na Internet.