Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Pitthan, Iran Nascimento |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3684
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Resumo: |
Esta pesquisa é um estudo sobre mediação de leitura e corporalidade da voz. Nosso foco são os elementos paralinguísticos ligados à performance da sonorização vocal, fundamentais na emissão do texto, em busca de efeitos capazes de atingir e captar o interlocutor-ouvinte. A partir dos conceitos da Teoria Semiolinguística, proposta por Patrick Charaudeau, discutimos o acontecimento enunciativo do Modo Narrativo, com textos ficcionais apresentados em 1 ª pessoa. Os sujeitos da linguagem são pensados como atores de um momento histórico, considerando, além de seus comportamentos sócio-político-culturais, o ato comunicativo e, durante a encenação discursiva, o espaço ocupado pelo mediador. Detivemo-nos na organização da enunciação, especificamente em relação à voz e em seus atributos (naturais ou estudados) juntamente com os elementos suprassegmentais que colaboram para expressar sentidos, ou realçá-los. A intenção é de instigar principalmente o desenvolvimento das competências necessárias à leitura, indispensáveis para que se depreendam intenções mais profundas do texto, com inferências possíveis diante do conhecimento de mundo. Seguimos apoiados nos registros de Paul Zumthor sobre performance, momento único dentro do espaçotempo e da situação de comunicação. A força da leitura performática – com a devida atenção à vocalidade do texto (tom), apontada por Dominique Maingueneau, e às nuances mais significantes, integrando mediador-narrativa – se reflete nas reações demonstradas pelos interlocutores durante a interação. Para a compreensão da aderência entre as vozes do texto e do mediador, propusemos uma partiturização da voz, tomando como base o Alfabeto Fonético Internacional (AFI), os estudos do linguista Ivan Fónagy e das fonoudiólogas e professoras Maria da Glória Beuttenmüller e Jane Guberfain. Mais do que uma simples leitura compartilhada, a leitura performática se apresenta como estratégia determinante na captação de novos leitores |