Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Knorre, Alexandre Missel |
Orientador(a): |
Cruz, Lilian Rodrigues da |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/213018
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Resumo: |
O dissertado aqui tem como acontecimento principal e dispositivo Rádio Na Rua: a rádio das pessoas em situação de rua criada em 2012 durante oficinas de artistagem no Centro Pop em Porto Alegre. Essa rádio hoje com 6 anos de performação conjuga músicas, poesia, dança, conversas, entrevistas, debates, piadas, assuntos polêmicos, apresentação de talentos, sorteios, inicialmente acontecendo apenas no Centro Pop, e posteriormente, migrando para performances no espaço público, entrevistando e sonorizando os trânsitos das pessoas pelas ruas da cidade, comunicando as complexidades das vidas das pessoas em situação de rua no urbano. Nessa pesquisa, procurou-se problematizar primeiro como transduzir essa experiência, vivência, performance, ao texto científico acadêmico de modo a problematizar tanto o campo de condições de possibilidade da RNR quanto a forma de registrar essa intervenção. A pesquisa poderia ser resumida no problema: como foi possível a criação de um dispositivo coletivo como a RNR e o que ela faz fazer? Outra questão é qual a implicação teórico-técnica da psicologia nesse dispositivo. Para tanto, conciliou-se o método cartográfico com o método do Looping para o desdobramento de agenciamentos convergentes à RNR e disparados por ela. Acontecem aqui radializações, encrencas, ritornelos, ladaias e vastidão. |