As representações de O Brado Retumbante : a política e os políticos em uma minissérie brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Almeida, Guilherme Fumeo
Orientador(a): Rossini, Miriam de Souza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/151300
Resumo: A presente dissertação tem como tema a representação da política e dos políticos nas minisséries brasileiras através do exemplo de O Brado Retumbante. Como problema de pesquisa, se propõe o seguinte: de que forma O Brado Retumbante exemplifica a representação da política e dos políticos pelas minisséries brasileiras, e como tais representações se relacionam com a construção de sentidos sobre política da emissora e com o contexto político brasileiro? Para tanto, se formulou o objetivo geral de problematizar a representação da política e dos políticos nas minisséries brasileiras através do exemplo de O Brado Retumbante, levando em conta a importância das especificidades estéticas e narrativas da minissérie em tal construção, sua relação com o contexto político brasileiro e com as noções de o público e o privado e desqualificação da política, e cinco objetivos específicos. São eles: a) Descrever de que forma o contexto político brasileiro é apresentado em O Brado Retumbante e como isso se reflete na representação da minissérie; b) Relacionar a representação da política e dos políticos da minissérie com as noções de despolitização midiática e declínio do homem público; c) Problematizar a maneira como a minissérie constrói as suas personagens, inserindo sua construção dramatúrgica em um contexto com forte presença de heroísmo, melodrama e dramatização social, especialmente as que ocupam cargos políticos; d) Entender como o modelo temático-narrativo se traduz em escolhas técnico-estéticas na construção visual e sonora da minissérie; e) Analisar a relação das representações sobre política de O Brado Retumbante com as construções sobre a temática em outras minisséries da Rede Globo, a fim de compreender o lugar de fala da emissora em seu posicionamento acerca de questões relacionadas à política. Como principais referências teóricas, foram utilizadas as discussões de autores como Sandra Jovcelovitch (2000), Richard Sennett (2014), José Álvaro Moisés (2008), Sérgio Buarque de Holanda (1995), François Jost (2007, 2009 e 2012), Maria Helena Weber (1990 e 2009) e Umberto Eco (1991), e o marco teórico- metodológico foi pautado pela análise de audiovisual ficcional, através de autores como Metz (1980) e Xavier (2003). Essa proposta de pesquisa exigiu um diálogo constante entre o objeto empírico e os contextos sociais, políticos, ficcionais e audiovisuais aos quais ele se refere, culminando em duas categorias de análise, o público e o privado e a desqualificação da política. Elas permitiram compreender as especificidades de uma representação que retrata a política institucional de forma eminentemente negativa, enquanto atividade cuja corrupção irremediável só pode ser combatida não por uma mobilização coletiva e pelo fortalecimento das instituições, mas por um homem comum que se transforma, de forma acidental, em um presidente-herói com coragem e força inéditas. Essas representações negativas sobre a atividade política e os seus agentes se relaciona com o lugar de fala da Rede Globo ao tratar em seus produtos ficcionais da temática política, reforçando, por meio dessa posição, a noção de desqualificação da política enquanto atividade institucional e instrumento de mobilização coletiva.