O cenário como signo em minisséries históricas : a linguagem do habitar em A Casa das Sete Mulheres

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Santini, Valesca Henzel
Orientador(a): Oliveira, Lizete Dias de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/54311
Resumo: Este trabalho trata do cenário televisivo de minisséries históricas. A partir da observação do cenário da minissérie A Casa das Sete Mulheres, analisa de que forma os objetos que compõem o cenário televisivo atuam como um sistema de signos capaz de comunicar informações sobre uma época passada. Dois eixos teóricos fundamentam o trabalho: os pressupostos da Teoria Semiótica de Peirce, através das leituras de Lucia Santaella e João Batista Cardoso, tratam do conceito de signo; e os fundamentos da Teoria dos Objetos, de Abraham Moles, e do Sistema dos Objetos, de Jean Baudrillard, tratam da comunicabilidade dos objetos. Os procedimentos metodológicos adotados partem, primeiramente, da identificação dos elementos do cenário descritos nas matrizes histórica e literária, que deram origem à minissérie e foram os balizadores para a criação do cenário na televisão. Após, são elaboradas as análises dos cenários da minissérie televisiva, a partir de mapas de classificação de objetos, segundo critérios propostos na Teoria dos Objetos.