Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Canilha, Cauã Borges |
Orientador(a): |
Wolff, Daniel |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/276514
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Resumo: |
Esta pesquisa apresenta o processo de elaboração das edições crítico-interpretativas de quatro obras para violão de Alfonso Broqua (1886-1946): Chacarera, Milongueos, Ritmos Camperos e Vidala. As quatro fazem parte da série de obras Evocaciones Criollas, escritas nos anos 1920, revisadas e editadas por Emilio Pujol e Miguel Llobet e publicadas pela editora Max Eschig.O manuscrito de Milongueos apresenta rasuras com revisões que aparecem na versão publicada. A partir da comparação de manuscritos do Museu de la Música de Barcelona (MMB) com as versões publicadas, é possível identificar divergências em relação à versão impressa e às contribuições dos editores, em especial de Miguel Llobet. A metodologia utilizada se baseia em autores que versam sobre edição crítica, em especial Cambraia (2005) e Grier (1996). O primeiro apresenta modelos de estabelecimento e apresentação do texto crítico utilizados na investigação, e o segundo aborda particularidades da edição crítica no campo da música, das definições básicas até o tratamento com as fontes e a apresentação do texto, que inclui partituras. O panorama biográfico confronta e complementa informações de livros e artigos de autores uruguaios como Salgado (1967, 1971) e Lagarmilla (1942, 1952, 1955, 1958, 1970, 1985, 1986) e de artigos, periódicos e materiais do compositor que estão nos arquivos do Museo Histórico Nacional (MHN) de Montevidéu. A partir dos textos de Landeira (2012, 2013-2014) e Ramírez (2010), de programas de recitais e de escritos periódicos diários, é contextualizada sua obra para violão. É proposto um catálogo de obra de Broqua que complementa algumas informações em relação à catalogação de Salgado (1971), em destaque as séries Aires Nativos e Tangos. No aparato crítico, são analisadas as divergências entre as fontes e são determinadas as escolhas editoriais. Em geral, o texto adotado na edição crítico-interpretativa utiliza como base os manuscritos e apresenta, por exemplo, Ritmos Camperos em mi maior, como no manuscrito, mas diferentemente da versão publicada, em lá maior. Algumas modificações, como essa, são citadas e contextualizadas em cartas de Llobet para Pujol. A partir da análise e do debate sobre as escolhas adotadas pelos revisores, são apresentadas novas leituras, interpretações e soluções instrumentais para as obras. |