A curadoria de exposição enquanto espaço de crítica : a constituição de um campo de prática e pensamento em curadoria no Brasil (anos 1960-1980)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Dalcol, Francisco Eduardo Coser
Orientador(a): Carvalho, Ana Maria Albani de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/189110
Resumo: O propósito do presente estudo consiste em identificar e discutir a implicação da crítica de arte na formação da curadoria contemporânea de artes visuais no Brasil. Tendo em conta que essa constituição decorre entre os anos 1960 e 1980, investigo a hipótese de que textos, exposições e curadorias de críticos brasileiros no período oferecem antecedentes, marcos históricos, casos exemplares, situações paradigmáticas e aportes teóricos para se refletir sobre as possíveis relações entre crítica e curadoria. Ao argumentar quanto aos deslocamentos do discurso crítico em direção a uma esfera ampliada da circunstância de apresentação da obra e do trabalho de arte, parto da constatação de que as décadas de 1960 a 1980 compreendem um momento em que críticos de arte stricto sensu estendem sua atuação e reflexão a projetos de exposição e curadoria. Nesse sentido, esta tese desenvolve e defende o argumento de que a crítica tem importante papel na constituição de um campo de prática e pensamento curatorial no Brasil; primeiramente em uma época em que a atividade curatorial começa a se consolidar ainda sem ser assim nomeada e, a seguir, em uma fase de reconhecimento e institucionalização tanto do termo quanto da função Como fundamentação metodológica e conceitual, a pesquisa mobiliza um levantamento de textos publicados referentes a debates críticos, referenciais históricos, aportes teóricos, proposições artísticas, projetos expositivos e práticas curatoriais. Esse material compõe o corpus de análise a partir do qual as questões são formuladas e a reflexão se encaminha. A investigação opera ainda com dois conceitos de aplicação teórica: campo discursivo e espaço de crítica. Com um viés que perscruta debates em torno da crise da crítica, do fenômeno da exposição e da ascensão da curadoria, a tese se desenvolve inicialmente como uma discussão baseada em estudo e análise de bibliografia selecionada, à qual se seguem dois estudos de caso: um a partir da atuação do crítico Frederico Morais entre os anos 1960 e 70, e outro a partir da atuação da crítica Sheila Leirner entre os anos 1970 e 80. Os itinerários críticos de ambos são debatidos tanto em relação ao contexto mais amplo da época como a revisões posteriores. A investigação aponta serem dois críticos-curadores que se dirigem à prática e pensamento em curadoria como um desdobramento não apenas da atividade na crítica de arte, como também de uma reflexão mais ampla sobre o próprio estatuto da crítica.