Curadoria híbrida: curador(a) - artista - ambiente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Bado, Lilian [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/244114
Resumo: Curadoria Híbrida: curador(a) - artista - ambiente constitui-se de estudos de caso dos processos criativos de seis edições de Campo Minado - Programa de Exposições, um conjunto de eventos de Artes Visuais que ocorrem desde 2013, com curadoria desta pesquisadora. Com características itinerantes, esse programa efetiva-se com o trabalho colaborativo entre curadora e artistas, que juntos criam um ambiente para exposição e programação, com o intuito de promover o encontro entre artista, obra e público. A pesquisa se apoia também em estudos de caso sobre curadoria, focados em trajetória de curadores que influenciam a cena nacional e internacional, com recorte da história recente da curadoria como contexto para estudos de curadoria híbrida, destacando-se depoimentos de três curadores contemporâneos, como Lisette Lagnado, Carolyn Christov-Bakargiev e Okwui Enwezor, com curadorias na Bienal de São Paulo, Bienal de Veneza e Documenta de Kassel; e dois precursores da curadoria em Arte Contemporânea, Harald Szeemann e Walter Zanini, com entrevistas a Terry Smiths e Hans Ulrich Obrist; bem como textos críticos de Jeannine Tang e João Ribas sobre curadoria, e Adrian George sobre a função do curador. A base teórica da pesquisa sobre curadoria híbrida desenvolve-se no contexto do Hibridismo em Artes, enquanto misturas no processo criativo, articulando os conceitos de Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas de Agnus Valente. Como resultado dos estudos empreendidos, o caráter híbrido de minha curadoria confirma-se em duas modalidades, a saber, hibridações de sistemas e predominantemente de poéticas. Na hibridação de sistemas, ocorre a mistura de sistemas artísticos e não-artísticos, tanto no âmbito do evento expositivo, composto por obras em diversas linguagens como Artes Visuais, Cinema, Música, Literatura, Performance etc.; quanto no âmbito da programação interdisciplinar do evento, envolvendo palestras, Conversa com Artistas, workshops e outras atividades educativas; como também no âmbito de minha atuação curatorial, como curadora, produtora, mediadora, crítica e artista expositora simultaneamente, e, finalmente, de minha proposta curatorial, na qual destaca-se a hibridação entre Arte e Filosofia, com inspiração nos conceitos de Ambiente, de Hélio Oiticica, e de Liberdade, de Jean-Paul Sartre. Na hibridação de poéticas, minha curadoria híbrida caracteriza-se pela prática curatorial colaborativa com os artistas, que participam do processo, numa espécie de co-criação. Compartilhamos as funções, numa hibridação interformativa, num processo que amalgama as formas de ser e de criar da curadora e dos artistas no perfil curatorial do evento. O estudo averigua a relação interpessoal dos agentes da rede como principais caminhos da curadoria e o modo como se dão essas relações entre curadores, artistas e instituições, apresentando a curadoria híbrida como uma solução para exposições de Arte Contemporânea, como prática alternativa aos processos institucionalizados ou historicamente estabelecidos. O presente texto demonstra a importância do trabalho do curador no universo da Arte Contemporânea e, nesse contexto, busca identificar o diferencial do meu processo que nomeio como Curadoria Híbrida, conceito que, nesta tese, apresento como contribuição teórico-prática para os estudos de Curadoria e Práticas Curatoriais.