Entre a lente e o pincel : interfaces de linguagens

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Ribeiro, Niura Aparecida Legramante
Orientador(a): Cattani, Icleia Maria Borsa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/270524
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a análise de diversas questões resultantes das interfaces entre o meio fotográfico e o pictórico e de alguns aspectos dos meios gráficos em produções contemporâneas: mise en scène, matérias, códigos e convenções pictofotográficas e tableau photographique. O estudo estrutura-se em dois eixos principais: a fotografia como reminiscências do pictural e a fotografia como premissa para o pictural e o gráfico. Investigam-se as fontes visuais utilizadas nos processos de criação, de que forma uma linguagem pode reverberar em outra e como a fotografia transformou o conceito de obra e de artista ao modificar a relação deste com o real. Para realizar as abordagens sobre as naturezas desses meios, considera-se um conjunto de obras de artistas atuantes a partir dos anos de 1970 até o presente momento em Paris, Porto Alegre e São Paulo: Bachelot Caron, Cia de Foto, Felipe Cama, Marco Giannotti, Marco Buti, Marilice Corona, Mário Röhnelt, Maristela Salvatori, Miriam Tolpolar, Philippe Cognée e Vera Chaves Barcellos, entre outros. O foco das análises não se encontra na totalidade da produção de cada artista, mas somente em determinadas obras de cada um, pertinentes às problemáticas elencadas em cada capítulo. Também fazem parte das abordagens alguns trabalhos de artistas internacionais bastante conhecidos – Robert Rauschenberg, Gerhard Richter, Jeff Wall, Luc Tuymans, Joel-Peter Witkin e Cindy Sherman, entre outros –, uma vez que suas obras e processos têm consonância com as questões tratadas nesta pesquisa. O campo teórico estruturou-se a partir das contribuições de teóricos como André Rouillé, Éric de Chassey, Dominique Baqué, Icleia Cattani, Laura Flores, Michel Frizot, Michel Poivert, Olivier Lugon, Régis Durand, Vicent Lavoie e Vilém Flusser, entre outros. Dessa forma, a pesquisa procura contemplar um trabalho analítico conceitual sobre o cruzamento entre diferentes linguagens.