Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Fonseca, Amanda Ferreira Branco da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/153424
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Resumo: |
A presente dissertação aborda minha produção no campo da fotografia expandida, em ensaios que unem pintura corporal e processos fotográficos históricos. Também inclui o desenvolvimento da série Religare, que é o corpus resultante dessa pesquisa de mestrado. Trata-se de um ensaio realizado com a própria artista como modelo da pintura corporal, e revelado com a técnica goma bicromatada sobre madeira, em grandes dimensões (algumas medindo cerca de 88 x 150 cm). Tanto no caso dos ensaios anteriores a essa dissertação, quanto em Religare, os processos são marcados por experimentação e desenvolvimento de técnicas, em geral híbridas, envolvendo: desenho manual dos grafismos corporais, captação digital das imagens, processamento digital, impressão em transparências e revelação das imagens usando processos fotográficos artesanais (marrom Van Dyck, cianotipia e goma bicromatada). Buscando referências na prática da pintura corporal realizada por diversas etnias indígenas, e em posturas do Yoga, esses ensaios desenvolvem uma poética de resgate da vivência do Sagrado, que parece distante na vida urbana contemporânea. O corpo é o instrumento para isso, é o estar aqui e agora. Nos ensaios apresentados, o corpo ganha destaque, conferido pela pintura corporal, pela referência a posturas de Yoga, e pelo trabalho artesanal, também presente na pintura corporal e nos processos fotográficos. Também há destaque para o “corpo” da fotografia, a materialidade do meio, tendo como suportes o papel, o tecido e a madeira. |