Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Picoli, Daiani |
Orientador(a): |
Fagundes, Silvia Patricia |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Espanhol: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/252490
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Resumo: |
O trabalho reflete sobre vivências e práticas da autora em bufonaria, em fricção com questões éticas, estéticas e políticas que marcam o pensamento contemporâneo e abalam a estabilidade de antigas perspectivas. Em uma rede de relações entre experiências de vida e arte da artista-pesquisadora e sua iniciação e desenvolvimento em bufonaria, a pesquisa problematiza e propõe possíveis atualizações da prática bufa, em nosso tempo-espaço. Aborda-se noções de queda, arte, bufonaria e política, a partir de autoras como Beth Lopes, Daniela Carmona, Claudia Sachs, Tefa Polidoro, Marcia Freire, Maria Alice Poppe, Ann Cooper Albright, Suely Rolnik, Patricia Fagundes, Ileana Diéguez, Verena Alberti, entre outras. Além destas, convida-se para o diálogo a bufona Tartaruga, que propõe críticas e provocações acerca da prática artística e das reflexões da autora. Face aos desafios do tempo, também ao teatro cabe rever discursos e modos de criação, permitir-se à queda para descobrir outras perspectivas, conectadas ao contexto social e ao tempo que habitamos. |