[pt] FIOS DE MEMÓRIA, REDES DE AFETOS E PONTOS DE INTERSEÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL AUTORREFLEXIVA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: PRISCILA DANNI FERREIRA CORREIA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34452&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34452&idi=4
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34452
Resumo: [pt] Este trabalho se insere em uma vasta rede de construção de conhecimento que envolve atualmente múltiplos conceitos teóricos de diferentes áreas do saber. Nesta dissertação, optou-se por estabelecer uma rede conceitual baseada em artistas/teóricos como Constantin Stanislaski, Jerzy, Grotowski, Eugenio Barba e Hans-Ulrich Gumbrecht, para dialogar com uma experiência teatral particular. É um experimento autorreflexivo de uma atriz-pesquisadora que propõe lançar à página a metodologia desenvolvida em sua prática teatral, tecendo fios de memória e redes de afetos, com o intuito de acentuar pontos de interseção entre teoria e prática, ação e reflexão, corpo e palavra. Desenvolve-se na escrita um jogo de encenação, dialógico, que tem como elementos constituintes: autores, palavras-chave, metáforas e citações. A utilização específica desse conjunto de elementos interposto em relação à memória afetiva da atriz é o ensaio de uma metodologia alternativa para a escrita acadêmica.