Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Goldschmidt, Lolita Ferreira |
Orientador(a): |
Nunes, Silvia Balestreri |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Palavras-chave em Inglês: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/122540
|
Resumo: |
Esta pesquisa reflete sobre possíveis modos de utilização do Yoga para o fazer teatral. Propõe-se a análise de três experimentações previamente realizadas pela autora com grupos distintos de atores/alunos onde se utilizou de diferentes modos as técnicas do Yoga para o Teatro. O estudo tece também um olhar sobre a sociedade atual, refletindo a respeito de seus sujeitos e de seu ritmo de vida, na tentativa de compreender a realidade dos grupos que estiveram em trabalho. Por meio das experimentações, buscaram-se rupturas no ritmo cotidiano desses atores/alunos para o possível estabelecimento de pausas que pudessem promover um processo de preparação fluido para as práticas teatrais. O trabalho está dividido em duas etapas principais: a primeira compreende uma breve explanação da trajetória da autora, bem como suas motivações para a pesquisa, a contextualização da sociedade atual, um breve levantamento histórico/filosófico do Yoga e um apanhado de algumas práticas já realizadas por importantes pessoas de teatro. A segunda, por sua vez, compreende a análise dos experimentos previamente realizados e a promoção de reflexão sobre tais vivências. |