Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Moletta, Bernardo Florentino |
Orientador(a): |
Braga, Reginaldo Gil |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/249809
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Resumo: |
A presente dissertação objetiva trazer a público construções e reflexões sobre aspectos das transformações sociais, musicais e políticas no campo da comunicação pública, com enfoque na dimensão musical, buscando observar o que a análise - com olhar etnomusicológico - pode trazer sobre questões envolvendo história, radiodifusão, os arquivos radiofônicos e audiovisuais da TVERS e da Rádio FM Cultura, práticas profissionais e uma série de outros eventos e situações permeados pelo contexto musical no passado, no presente e no futuro dessas emissoras públicas como festivais de música, manifestações públicas e situações de conflito, levando em conta o imediato quadro de digitalização, cultura de convergência tecnológica e o colonialismo de dados. A etnografia atenta ao momento político atual do Brasil, articulando as peculiaridades da pesquisa à minha trajetória pessoal entre musicistas, instituições e profissionais da comunicação pública. Busca-se fazer uma análise da programação e da construção da identidade musical da Rádio FM Cultura a partir das narrativas musicais e sobre o sonoro trazidos pelos interlocutores. Este processo é realizado dentro de uma abordagem dialógica, interdisciplinar, transdisciplinar, multissituada e multivocal, desde os seus arquivos audiovisuais e institucionais. A pesquisa objetiva trazer luz a eventos específicos envolvendo uma diversidade de processos musicais, políticos e de conflito que ocorreram na TVE-RS/FM Cultura em contraste com alguns dos mais relevantes sistemas e emissoras de comunicação pública do Brasil e no mundo. Ao longo da pesquisa são conduzidas entrevistas semiestruturadas, presenciais e online, bem como revisão bibliográfica pertinente, buscando compreender e identificar alguns dos processos de (des)valorização sofridos por diferentes instituições de comunicação pública ao longo da sua existência. Constata-se diversas problemáticas e desafios inerentes ao campo pesquisado, principalmente no tocante a um histórico e constante processo de ingerência política que frequentemente tem afetado negativamente diversas emissoras públicas. Ao longo da dissertação são apresentadas diversas reflexões, links com material audiovisual e fotográfico abordando tópicos como memória, história, ingerências, sensibilidades, etnomusicologia, comunicação pública e perspectivas de futuro para a área. Ao final, são relacionados aspectos da filosofia kintsugi, osettai e kaizen com a trajetória pessoal do pesquisador, numa perspectiva interseccional com o campo, buscando a construção de significados, possíveis lições e interpretações, com base nas entrevistas e observações realizadas ao longo de 8 anos, convidando o leitor a vestir as lentes de diversos interlocutores, alguns com mais de quarenta anos de ligação com a TVE-RS e a Rádio FM Cultura. |