Imagens da docência de música na educação básica : uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Macedo, Vanilda Lídia Ferreira de
Orientador(a): Del Ben, Luciana Marta
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/122555
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender as imagens da docência de música na educação básica que emergem da literatura da área de educação musical. Fundamentado no conceito de profissionalização docente e em princípios da hermenêutica, o trabalho adota como estratégia de pesquisa a análise textual, tomando como objeto empírico 111 textos da Revista da ABEM, publicados entre 1992 e 2013. Os resultados indicam que a docência é abordada pela literatura a partir de uma diversidade de autores, instituições, procedimentos de produção, bases e fontes teóricas, além de uma multiplicidade de campos temáticos. A literatura sugere um interesse abrangente da área sobre a docência, ao mesmo tempo em que sinaliza uma possível dispersão em relação à produção sobre o tema ao longo dos vinte e um anos da publicação analisada. Predomina na literatura analisada o viés da formação e a permanência de pares, quais sejam, formação e atuação, teoria e prática, universidade e escola, saberes musicais e saberes pedagógicos, como dimensões a serem equilibradas e tratadas de modo conjunto e complementar. Conclui-se que, ao valorizar determinados aspectos – como garantias legais para a presença do ensino de música na escola; formação específica em música; reconhecimento dos sentidos da docência de música na formação das pessoas; presença de profissionais qualificados; e ações para a garantia do espaço do ensino de música nas escolas –, a área parece buscar a profissionalização docente. Porém, contradições percebidas na própria literatura, no que diz respeito a uma série de fundamentos e princípios que são propostos e à escassez de pesquisas sobre as realidades escolares, podem caracterizar a desprofissionalização da docência. As imagens da docência de música na educação básica que emergem da literatura analisada parecem se constituir a partir dessa dualidade: de um lado, uma idealização da profissão; de outro lado, as ausências: o que a própria literatura parece não apresentar, na direção daquilo que ela mesma sugere. Essa dualidade é expressa ao final do trabalho por meio de uma alegoria, a partir de duas cartas do tarô egípcio: O Mago e O Louco.