Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Wenning, Gabriela Garbini |
Orientador(a): |
Del Ben, Luciana Marta |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/201255
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Resumo: |
Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como professores/as de música da educação básica vivenciam a diversidade de gênero e sexualidade ao ensinarem música na escola. Os objetivos específicos buscaram examinar quais significados sobre diversidade de gênero e sexualidade são compartilhados por professores/as de música da educação básica; compreender como professores/as de música da educação básica lidam com os sujeitos da diversidade ao ensinarem música; identificar se, e como, a diversidade de gênero e sexualidade vem sendo trabalhada por professores/as de música da educação básica; e identificar dificuldades e desafios que professores/as de música da educação básica enfrentam em relação à diversidade de gênero e sexualidade ao ensinarem música. O trabalho se apoia teoricamente em estudos de gênero e sexualidade no campo da educação e da educação musical, partindo do entendimento de gênero e sexualidade como formas plurais de conceber a identidade e experimentar prazeres, desejos e afetos. Os dados foram coletados por meio de um grupo de discussão, estratégia que privilegia o debate, a contestação e o descortinamento de visões de mundo e conhecimentos dos sujeitos. O grupo de discussão foi formado por quatro professores/as de música de escolas de educação básica de Porto Alegre (RS) e região. Da análise dos dados emergiram diferentes dimensões da vivência de gênero e sexualidade na docência de música, sinalizando que a aula de música é um tempo-espaço generificado e um ambiente sexualizado: por meio da música se vivenciam identidades de gênero e sexualidade e por meio do gênero e da sexualidade criam-se ordenamentos para a prática musical e para a prática educativo-musical. Os resultados evidenciam que gênero e sexualidade compõem a docência de música em diferentes perspectivas: a perspectiva da relação do/a professor/a de música com os sujeitos escolares; a perspectiva das relações do/a próprio/a professor/a de música com música; a perspectiva do/a professor/a de música como sujeito de gênero e sexualidade. |