Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Vares, Manoela Freitas |
Orientador(a): |
Santos, Nara Cristina |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/257308
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Resumo: |
Esta tese investiga a Arte e Tecnologia no Brasil realizada no contexto universitário a partir dos anos 1980 até o ano de 2020. O objetivo dessa pesquisa é propor uma contribuição historiográfica para a Arte e Tecnologia digital, através do estudo e abordagem crítica da produção dos Grupos de Pesquisa que surgem a partir dos docentes vinculados a Programas de Pós-Graduação na área de Artes/Artes Visuais no país. É possível realizar essa proposta entendendo estes elementos como integrantes de um sistema e suas interrelações de sinergia? A universidade propicia, na medida da sua disponibilidade, as condições para o ensino, pesquisa e extensão; a infraestrutura física, técnica e tecnológica; o fomento para a concepção e execução dos projetos, exposições e publicações. A metodologia detém uma abordagem qualitativa, com apoio de dados quantitativos, e tangencia a cartografia quando refere-se ao conceito de sinergia. Considera-se como pontos norteadores os principais projetos artísticos, exposições e eventos que são as colaborações de cada grupo para a consolidação da área. Através delas, discernimos algumas características específicas que advém desta produção e que servem como pontos estruturais para o embasamento de uma historiografia. |