Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Silva, Rayane Lacerda Vieira da |
Orientador(a): |
Martins, Ana Tais |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/232135
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Resumo: |
Esta dissertação se propõe discutir as relações entre os olhares feminino e masculino no trabalho de Cláudia Andujar junto aos Yanomami, tomando como ponto de partida o contexto comunicacional da fotografia. Filiando-se a Teoria Geral do Imaginário, busca, como objetivo principal, traçar as possibilidades de um acordo dinâmico de tais olhares, o qual permite refletir sobre a complexidade da relação entre humano e natureza. Para tanto, debruça-se sobre o catálogo A Luta Yanomami, contorno empírico que apresenta textos e fotografias da trajetória profissional e pessoal da artista, lendo-o pelos métodos da leitura flutuante e da mitocrítica. Nesse sentido, como segundo objetivo, a presente dissertação pretende investigar as narrativas do feminino e do masculino, compreendendo-os como roupagens arquetípicas que participam do processo humano de simbolização, de modo que este, por sua vez, sugere a presença de um imaginário antropológico, latente na cultura. A partir desse estudo, concluiu-se que o trabalho de Cláudia Andujar é construído desde a lógica dramática do imaginário, enraizado nos sentidos da coincidentia oppositorum que desdobram as imagens do equilíbrio, do ciclo e do terceiro incluído. Por esse motivo, as fotografias estudadas apontam uma abertura à alteridade e à comunicação profunda, tendo a escuta atenta como uma terceira via frente ao voyerismo e ao embate entre diferentes perspectivas. |