Histórias de resistência e (in)visibilidades : a artista lésbica como protagonista na construção de imagens de mulheres que amam mulheres

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Auler, Lívia Bittencourt
Orientador(a): Kern, Daniela Pinheiro Machado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/216392
Resumo: Esta pesquisa busca investigar diferentes abordagens acerca da imagem da mulher lésbica, especialmente a partir de ações desenvolvidas por artistas visuais lésbicas atuantes no final do século XIX e decorrer do século XX. Volta-se o olhar para a historiografia desse período, a fim de discutir as camadas de invisibilidade que permearam a vida e as produções dessas mulheres. Percebeu-se que, quando as diferentes poéticas examinadas tomam como assunto as relações afetivas e sexuais entre mulheres, a marginalidade a que esses trabalhos são submetidos na narrativa tradicional da história da arte torna-se ainda mais evidente. Para aprofundar o presente estudo, realizou-se um delineamento metodológico pautado em revisão bibliográfica, apresentada a partir de estrutura narrativa cronológica. A investigação pelo viés histórico possibilitou o reconhecimento de distintos contextos socioculturais em que essas mulheres viviam e produziam artisticamente; além disso, permitiu vislumbrar como essas configurações sociais eram determinantes nas diversas manifestações do ser lésbica e, ainda, como refletiam nas imagens produzidas sobre elas. No que diz respeito à contextualização histórica, utilizou-se como referência teórica principalmente as autoras Lillian Faderman, Shari Benstock e Elaine Showalter. As pesquisadoras Adrienne Rich, Margarita Pisano e Jules Falquet, além de fornecerem suporte para a análise do período contemporâneo, contribuíram com a base teórica do pensamento feminista que permeia esta dissertação. Em diálogo com as autoras citadas, evidencia-se a relevância das experimentações poéticas desenvolvidas pelas artistas Alice Austen, Romaine Brooks, Marie Laurencin, Natalie Barney, Berenice Abbott, Gisèle Freund, Tee Corinne e do coletivo Lesbian Art Project. Cada uma delas traz perspectivas distintas para estimular reflexões sobre a construção e afirmação de múltiplas identidades, experiências e vivências lésbicas. Por fim, buscou-se ampliar o conhecimento em relação às artistas visuais lésbicas e a presença dessas mulheres em determinados locais e períodos históricos para, assim, impulsionar outras narrativas possíveis para a história da arte.