Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Rocha, Fabian Quevedo da |
Orientador(a): |
Maggio, Sandra Sirangelo |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
eng |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/277350
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Resumo: |
Esta tese analisa aspectos dos romances O Nome do Vento (2007) e O Temor do Sábio (2011), do autor norte americano Patrick Rothfuss, para verificar como o escritor constrói seu universo ficcional e sua narrativa para criar um mundo secundário internamente consistente. A discussão parte da premissa de Brian Attebery (1992) de que a publicação de O Senhor dos Anéis (1954-1955), de J. R. R. Tolkien, estabeleceu uma espécie de fórmula para a literatura de fantasia, resultando em uma tendência literária da nossa contemporaneidade. A presente pesquisa investiga em que medida as narrativas de Rothfuss se enquadram nessa fórmula, discutindo pontos de convergência e também de divergência. As semelhanças e diferenças encontradas são exploradas na tentativa de explicar por que elas ocorrem. Ao longo da análise, elementos como expectativas de gênero, contexto histórico, técnicas narrativas, são observados. Compreender e explicar por que as mudanças no padrão surgem, bem como a possível relação delas com o contexto das obras, é o foco deste estudo. O lastro teórico utilizado engloba trabalhos de especialistas da área como J. R. R. Tolkien (2001), Brian Attebery (1992, 2004, 2022) e Farah Mendlesohn (2008), que abordam questões tanto de aspectos intrínsecos quanto extrínsecos à literatura de fantasia. |