Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Souza, João Batista Costa de |
Orientador(a): |
Wolff, Daniel |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/142481
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Resumo: |
A preparação de obras para violão compostas em afinações não tradicionais é comumente considerada uma tarefa complexa. Dependendo da afinação, a disposição das notas ao longo da escala do instrumento pode vir a se alterar radicalmente. Isso interfere diretamente na preparação de uma obra, desde os momentos iniciais da leitura, passando pelo processo de digitação e também de memorização. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a eficácia de diferentes estratégias de estudo durante a abordagem inicial de peças para violão com scordaturas não usuais, por oito violonistas de diferentes níveis acadêmicos. Outros objetivos incluem identificar os problemas comuns aos violonistas durante o estudo de obras com scordatura e investigar se a formação prévia exerce influência no aprendizado de obras com afinações não tradicionais. Para a coleta de dados, duas sessões de estudo individuais foram realizadas. Cada sessão consistiu no estudo de trechos musicais, seguido da performance do trecho estudado e de uma entrevista semiestruturada. Foi também aplicado um questionário cujo objetivo era acessar os dados históricos referentes à experiência musical dos Sujeitos. No primeiro encontro, foi permitido aos Sujeitos conduzir o estudo deliberadamente, com o objetivo de prepará-lo no menor tempo possível. No segundo encontro, os Sujeitos receberam estratégias de estudo previamente estabelecidas para cada trecho. As sessões, performances e entrevistas foram filmadas. Os níveis de formação foram determinantes na qualidade dos produtos finais da sessão de estudo deliberado. O uso das quatro estratégias gerou performances com menor diferença qualitativa entre Sujeitos de diferentes níveis acadêmicos. Também, a eficácia destas foi influenciada pela sua adequação à textura e idioma harmônico das peças. As entrevistas e questionários evidenciaram, também, que o perfil de aprendizado de cada Sujeito, no que concerne a sua relação com o estudo, o uso individual de representações mentais, anotação de guias de estudo na partitura, bem como sua trajetória musical, influenciam o modo como diferentes estratégias podem ou não ser eficazes, independentemente do detalhamento da informação que elas disponham na partitura. |