Aprendizagem da docência de música : um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Gaulke, Tamar Genz
Orientador(a): Del Ben, Luciana Marta
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/70231
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral compreender como se aprende a ensinar música na educação básica. Como objetivos específicos busquei: compreender como o professor iniciante lida com as dimensões dos fenômenos educativomusicais escolares; entender como lida com os sujeitos escolares em seu trabalho diário; e identificar as principais dificuldades e desafios que enfrenta. A visão conceitual de aprendizagem e de docência de Marie-Christine Josso, Christine Delory-Momberger e António Nóvoa, bem como a pesquisa biográfica, especialmente as narrativas de formação, constituíram meu referencial teóricometodológico. O estudo foi realizado com oito professores licenciados em música que atuavam em escolas municipais de Porto Alegre-RS. Tendo em vista os objetivos da pesquisa, todos os professores estavam em início de carreira na educação básica (até três anos de carreira). A análise dos dados buscou construir uma trama que parte da construção de uma história com muitas histórias. A trama conta uma história, a partir das narrativas dos sujeitos, com o objetivo de dar uma inteligibilidade ao processo de aprendizagem docente que foi evidenciado pelas narrativas. Os resultados da pesquisa sinalizam que, para aprender a docência, o professor precisa integrar-se à escola e aprender o saberfazer, que inclui tanto o ensinar quanto o ensinar para fazer aprender. A construção da docência de música de cada professor aprendente acontece num tempo e num espaço, docência que é única na sua singularidade, mas faz parte da pluralidade de uma categoria profissional. A pesquisa contribui para que a área de educação musical possa abrir a “caixa preta” da docência e compreender, especificamente, as dimensões envolvidas na atuação do professor aprendente.